As mídias digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, ajudando na divulgação de informações e na criação de laços. Da mesma forma, existem as redes sociais corporativas, que são uma excelente ferramenta de comunicação interna e contribuem para o clima organizacional.

O que é uma rede social corporativa?

A rede social corporativa é uma plataforma de comunicação interna que possui recursos e características semelhantes ao Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

Porém, é usada somente pelos colaboradores, fornecedores e profissionais ligados a uma determinada organização.

Nessa ferramenta, cada colaborador tem um perfil e pode publicar fotos, vídeos, textos e comentar nas publicações dos colegas.

Assim, as informações internas são centralizadas em um só lugar e a empresa pode usar esse canal de comunicação para promover o engajamento com a organização, fortalecer a cultura organizacional e melhorar a produtividade.

Em tempos de pandemia de Covid-19 e aumento do home office, a falta de integração e comunicação entre as diferentes equipes é um desafio de grande parte das organizações.

Com uma ferramenta de comunicação corporativa, mesmo que os colaboradores não estejam presencialmente no mesmo ambiente, é possível acompanhar o que está acontecendo em tempo real, além de incentivar a troca entre pessoas de setores diferentes.

Outro motivo para investir nessa ferramenta é que, atualmente, os colaboradores tendem a se manter conectados nas redes sociais durante o horário de trabalho, o que pode atrapalhar sua produtividade.

Com um canal de comunicação interno, esse tempo pode ser utilizado para promover o engajamento com a organização de uma forma mais amigável, pois a maioria das pessoas já está habituada ao funcionamento dessas mídias.

Assim, os colaboradores sentem-se mais livres para expor suas opiniões, trocar ideias com os colegas e até mesmo desenvolver projetos em conjunto com outras equipes.

As principais vantagens da rede social corporativa são:

  • Maior eficiência na troca de informações, reduzindo o retrabalho;
  • Melhora da comunicação interna;
  • Facilidade de oferecer feedbacks e organizar treinamentos;
  • Diminuição de erros e ruídos na comunicação;
  • Incentivo à integração e engajamento dos colaboradores, mesmo em home office;
  • Redução do turnover;
  • Centralização de informações;
  • Facilidade de acesso, seja pelo computador ou celular;
  • Humanização da comunicação.

Como implementar uma rede social corporativa na sua empresa

A rede social interna da empresa deve ser intuitiva e amigável, seguindo a essência e os valores da organização.

O SOBPRO é uma solução completa que simplifica a gestão do negócio de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) de uma forma prática e fácil de ser usada.

Além das tecnologias de Business Intelligence (BI), organização de projetos Kanban, Sistema de Gestão de Vendas e outras funções, o SOBPRO tem um ambiente colaborativo para estreitar o relacionamento entre as equipes.

Assim, também é possível aumentar a produtividade dos profissionais, já que o portal online centraliza as informações em um só lugar e possibilita a automatização de processos.

A rede social corporativa possibilita o compartilhamento de conteúdos, envolvendo os colaboradores nos processos internos e contribuindo para o clima organizacional.

Conte com o SOBPRO e simplifique sua gestão empresarial em todas as áreas. Entre em contato conosco e saiba mais.