Desde o dia 1.º de janeiro de 2018 o eSocial está funcionando para empresas que tem faturamento anual acima de R$ 78 milhões. Ao longo deste ano as demais empresas participarão de cinco etapas para fazer parte do sistema. Mas quem já faz parte do eSocial deve enviar o cadastramento inicial dos trabalhadores até o dia 1.º de março. Para isso é preciso que os dados estejam qualificados.

Com o objetivo de ajudar os empresários, o eSocial criou a Consulta de Qualificação Cadastral, onde os empregadores podem verificar os cadastros internos das empresas, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o CPF. Dessa forma, os empresários saberão se tudo está correto e não comprometerão o cadastro inicial ou as admissões de trabalhadores no eSocial.

A consulta dos dados pode ser feita de forma online. O sistema permite que o empregador faça a pesquisa de até dez trabalhadores por vez. Para fazer sua consulta clique aqui.

Se a empresa é composta por muitos funcionários, existe a possibilidade de fazer a consulta em lote. Dessa forma, o empregador preenche um arquivo específico, que pode ser encontrado aqui, e envia para o sistema do eSocial. No entanto, para fazer esse tipo de consulta é imprescindível ter o Certificado Digital. Para saber como obter o certificado acesse nosso texto Como tirar o Certificado Digital e tire suas dúvidas.