Desde sua implementação, por meio do Decreto n.º8373/2014, o eSocial representou uma diminuição considerável nos processos burocráticos aos quais empresas brasileiras de diferentes portes estão submetidas. O termo, que já se tornou bastante familiar, diz respeito a um sistema público de escrituração digital, que moderniza a entrega e armazenamento de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas.   

Para que serve o eSocial, na prática? 

Por meio dessa ferramenta, empregadores e órgãos do governo passaram a estabelecer processos ágeis e unificados de comunicação, relativas aos colaboradores que fazem parte do negócio. 

O que antes era feito por meio da entrega de declarações em formulários individuais, passou a ser um processo dinâmico de envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Além de ser uma iniciativa ecológica, por diminuir o uso de papéis, o sistema eliminou a necessidade de 15 tipos de formulários diversos.

Isso só foi possível pela soma de esforços de órgãos como a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) e o Ministério do Trabalho.

Ao reunir importantes informações, a exemplo de: declarações, guias, cadastro geral de empregados, imposto de renda retido na fonte, entre outras, conhecidas como Obrigações Acessórias, o sistema eSocial facilita a rotina de entregas previstas no Código Tributário Nacional, diminuindo a possibilidade de serem geradas multas administrativas para as empresas.

O setor de Recursos Humanos (RH) das organizações é um dos principais responsáveis pelo envio de dados obrigatórios ao governo, por meio do eSocial. Esse grande arquivo que é gerado torna possível que a empresa tenha facilidade em encontrar documentos, que venham a ser necessários, de forma ágil e rápida. Como o prazo de armazenamento dos dados transmitidos é de 30 anos, diversas questões que envolvam verificações e regulamentações junto ao Estado, podem ser esclarecidas com total transparência.

A implementação do eSocial pede maior integração na gestão das empresas

De forma geral o eSocial oferece benefícios que abrangem todos os integrantes das relações formais de trabalho. Para o colaborador, representa mais tranquilidade em relação a direitos trabalhistas e também no que diz respeito a cálculos previdenciários.

Para o poder público significa mais eficiência, no âmbito legal e de gestão, já que quaisquer irregularidades podem ser mais facilmente identificadas, assim como oportunidades de investimento na iniciativa privada passam a ser aproveitadas de forma mais estratégica.

E para as empresas, o eSocial pode ir muito além do cumprimento de regras, desde que haja a integração com um dos principais setores de qualquer organização: o conjunto de informações processadas por um software de medicina do trabalho.

Saúde da gestão de dados 

Já que uma empresa é basicamente feita de pessoas, os dados relacionados a elas são de vital importância para se pensar em eficiência nos negócios. Dados referentes à medicina, saúde e segurança do trabalho estão entre as obrigatoriedades de envios ao eSocial. 

Laudos e atestados de saúde ocupacional, bem como especificações sobre o ambiente de trabalho ao qual os funcionários estão expostos, exigem atenção especial, pois irão informar corretamente ao Ministério Público, Receita Federal e INSS sobre a saúde de cada colaborador.

Na busca pelo crescimento e funcionamento adequado da organização é indispensável contar com um software de medicina do trabalho que cumpra com as demandas do governo e seja capaz de integrar informações que vão da entrega de declarações a recolhimentos para a previdência.

É no uso integrado da tecnologia que um software de medicina do trabalho passa a significar mais agilidade operacional, diminuindo o constante risco de erro humano, que se traduz em prejuízos, multas e lentidão quando o assunto são obrigações acessórias.

Quer saber mais? A SOB – Saúde Ocupacional do Brasil é uma das principais empresas na área de Saúde Ocupacional. Acesse o portal SOB e conheça as inúmeras opções oferecidas para auxiliar você.