Você sabia que um local de trabalho saudável e seguro não se constrói apenas com a ergonomia do ambiente? Para que os colaboradores realmente desfrutem de toda a segurança e conforto que o local de trabalho pode oferecer, é necessário aliar a já conhecida ergonomia física com a ergonomia cognitiva.

Mas você sabe o que é ergonomia cognitiva? Nós da Saúde Ocupacional Brasil (SOB) vamos te explicar. Por isso, continue acompanhando a matéria.

A ergonomia é um estudo que analisa a relação do trabalhador com a forma como ele executa seu trabalho. Subdividida em três categorias, ergonomia física (busca melhorar a postura no trabalho, o manuseio de materiais e a ação de movimentos repetitivos), ergonomia organizacional (procura incluir os colaboradores no sistema da empresa, e em suas estruturas organizacionais) e ergonomia cognitiva, essa ciência visa melhorar todas as áreas que compõem uma instituição.

A tarefa da ergonomia cognitiva é abordar os processos mentais do trabalhador, procurando entender as respostas emocionais e mentais de cada indivíduo, a fim de resolver problemas futuros dentro da empresa.

Na ergonomia cognitiva são analisados aspectos mentais e emocionais que contemplam raciocínio, memória, concentração, atenção e tomada de decisões, resultando em alguns benefícios como:

  • Aumento da produtividade e mais eficiência dos colaboradores;
  • Equipe mais focada e atenta;
  • Aprimoramento da capacidade de tomar decisões;
  • Maior satisfação individual e motivação profissional;
  • Melhora na qualidade de vida do empregado;
  • Ambiente de trabalho mais harmônico;
  • Queda no número de demissões;
  • Redução nas chances do colaborador desenvolver depressão e ansiedade.

Ao aplicar a ergonomia cognitiva dentro das instituições, o ambiente de trabalho se torna mais saudável para os colaboradores com um todo, uma vez que essa ciência diminui os aspectos que causam estresse e cansaço mental, melhorando o desempenho e o relacionamento da equipe.

Portanto, aplicar a ergonomia cognitiva dentro da sua empresa demonstra maior preocupação e cuidado com o bem-estar dos funcionários.

Se você quer saber mais sobre como promover um ambiente de trabalho saudável e adequado para todos, acesse o portal da SOB e continue acompanhando nossas matérias.

Por Manoela Campos