Nós já falamos aqui no blog sobre o crescimento de pessoas com depressão e outros transtornos psicológicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

Em 2016, 75,3 mil pessoas foram afastadas do trabalho por causa da doença. É um número assustados e está mais do que na hora de as empresas encararem essa nova realidade e criarem medidas para melhorar a situação. Grande parte dos transtornos psicológicos são causados pelo ambiente de trabalho. E um funcionário doente e infeliz precisa de ajuda para melhorar a sua saúde e, claro, enquanto estiver doente ele não conseguirá realizar um bom trabalho. Por isso também é função da empresa colaborar para o bem-estar dos seus funcionários, investindo em Saúde Ocupacional, terapias alternativas e o que mais estiver ao alcance da empresa.

Através da equipe de Saúde Ocupacional da sua empresa é possível identificar se os funcionários estão passando por algum transtorno psicológico. No entanto, será mais efetivo se a empresa investir em reuniões de grupo de apoio, em que os funcionários podem desabafar, falar sobre a vida, sobre problemas ou o que acharem necessário. São nessas reuniões que os profissionais conseguirão identificar alguns sintomas comuns dos transtornos psicológicos, que são estresse, mudanças frequentes de humor, choro, tristeza, insônia ou vontade excessiva de dormir, falta de motivação para trabalhar, sair de casa, fazer algo diferente.

Como sua empresa pode ajudar a tratar os problemas psicológicos dos funcionários

Invista não só em Saúde Ocupacional, mas tenha um psicólogo ou terapeuta que possa conversar com o trabalhador e, se necessário, encaminhá-lo para o profissional indicado. Mostre ao seu funcionário que você se preocupa com ele, com o bem-estar de todos os funcionários.

Quer saber sobre terapias alternativas que você pode aplicar na sua empresa? Clique aqui (vamos inserir o link do texto que fala sobre isso).