Muito utilizado em processos industriais, refinarias e na agroindústria, os produtos químicos, como solventes, tintas, adesivos, etc., auxiliam na fabricação de grande parte dos objetos utilizados no dia a dia.
Essas substâncias, além de serem um suporte na produção de medicamentos, automóveis e artigos de uso doméstico, também limpam o maquinário e desinfetam o ambiente. Com tantas funções assim, o manejo diário dessas fórmulas é inevitável.
Responsáveis por liberar vapores, gases e partículas, os produtos químicos, se expostos de maneira incorreta, além de contaminarem o ambiente causando a paralisação das atividades, podem gerar incêndios, queimaduras e intoxicações.
Portanto, para evitar acidentes como o contágio do local de trabalho e os consequentes efeitos da intoxicação no organismo, é de extrema importância que empresa e colaboradores sigam as seguintes regras de segurança:
- Disponibilizar locais adequados para o armazenamento de produtos químicos e descarte de resíduos;
- Dispor de um sistema de ventilação adequado à estrutura do local;
- Fornecer roupas especiais, como máscara, luvas, touca e óculos de proteção para os empregados;
- Exigir que os colaboradores utilizem os equipamentos individuais de proteção;
- Respeitar o tempo de exposição a cada componente químico;
- Instalar equipamentos de iluminação adequados, alarmes e extintores de incêndio;
- Providenciar kits de primeiro socorros, ambulatórios e profissionais de saúde;
- Sinalizar todas as saídas de emergência;
Além dessas medidas, é interessante oferecer treinamentos e cursos para que os empregados conheçam as características dos agentes químicos utilizados. Bem como propor um rodízio de funcionários em contato com esses produtos, objetivando diminuir a exposição e minimizar os riscos de intoxicação por solventes e gases.
Para muitas outras dicas de segurança no trabalho acesse o portal da SOB e conheça mais sobre a atuação da Saúde Ocupacional dentro das indústrias.
Por Manoela Campos