Toda empresa é formada por uma pirâmide de cargos que possuem pesos e influências distintos. Os executivos ou diretores, por exemplo, têm forte interferência no restante da empresa, uma vez que são os membros-chave da equipe, detentores de informações importantes para o correto andamento das atividades.

Quando os executivos dos cargos diretivos são acometidos por problemas de saúde e necessitam de afastamento do trabalho, todos os demais funcionários subordinados à essa liderança são prejudicados.

Logo, os danos desses afastamentos não se limitam apenas ao colaborador ausente, mas também ao restante da equipe. Nesse contexto, levantamos a questão da importância do check-up executivo para colaboradores com cargos diretivos.

Exercendo funções que demandam grande responsabilidade, os executivos precisam tomar importantes decisões diariamente e lidar com altas cargas de estresse, situações que muitos consideram desgastantes.

Em casos assim, adotar uma posição preventiva em relação à saúde, além de evitar a ausência do profissional na rotina da empresa, reduz as chances de contratempos e prejuízos financeiros.

Em pesquisa realizada com 18 mil executivos brasileiros, a operadora de saúde Omint levantou que 25,79% sofre de rinite, a doença mais comum dentre esses profissionais. Em segundo e terceiro lugar estão alergia de pele e problemas de visão com 20,99% e 17,90% respectivamente.

Outros dados levantados na pesquisa ressaltam ainda mais a importância dos check-ups preventivos. Segundo índices da Omit, 96,12% dos executivos brasileiros não adotam uma alimentação regular, enquanto 40,71% deles não são adeptos de exercícios físicos no dia a dia.

Ao analisar esse cenário, entende-se melhor a real importância em priorizar a saúde do executivo através de exames e consultas regulares ao médico.

Quando uma empresa possui profissionais da Saúde Ocupacional agindo internamente, os cuidados com o bem-estar e a saúde de toda a equipe, inclusive dos executivos, estão sempre em dia, trazendo mais tranquilidade e rendimento para o companhia em geral.

Para se manter atualizado sobre o mundo do trabalho e da Saúde Ocupacional, continue acompanhando o portal da SOB (Saúde Ocupacional Brasil).

Por Manoela Campos