Na semana do dia 27 de julho, dia nacional de prevenção e segurança no trabalho, vamos explicar um pouco mais sobre a importância dessa área dentro das companhias, sejam elas fábricas, hospitais, empresas comerciais ou industriais, mineradoras, etc.
A segurança do trabalho é classificada como um conjunto de procedimentos adotados nas empresas com a intenção de reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente laboral.
Visando promover o bem-estar e a integridade dos colaboradores, a segurança do trabalho opera em diversas frentes da companhia, e os profissionais atuam de acordo com sua formação, podendo ser médicos, técnicos, enfermeiros, ou engenheiros.
Alguns dos procedimentos realizados por engenheiros e técnicos dentro da segurança do trabalho são:
- Organização de programas de prevenção de acidentes;
- Orientação dos trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPI e EPC);
- Criação de mapas de riscos ambientais;
- Realização de inspeções de segurança;
- Elaboração de laudos técnicos;
- Organização de palestras e treinamentos.
Já médicos e enfermeiros trabalham com a medicina do trabalho dentro das empresas. Esses profissionais da área médica realizam ações como:
- Prevenção de doenças;
- Realização de consultas;
- Aplicação de vacinas nos colaboradores;
- Realização de exames de admissão e periódicos.
No Brasil a segurança do trabalho é regida por leis que regularizam suas atividades e impõem regras de observância obrigatória, são as chamadas Normas Regulamentadoras. Compostas por leis complementares como portarias e decretos, essas normas devem ser seguidas e respeitadas pelas empresas, pois são elas que ajudam a diminuir cada vez mais o número de acidentes de trabalho e afastamentos.
Com o artifício da segurança do trabalho a rotina dentro das empresas ficou mais segura, produtiva e lucrativa, uma vez que gastos extras com afastamentos e indenizações foi reduzido à medida que os acidentes foram prevenidos.
Para saber mais sobre segurança do trabalho e Saúde Ocupacional, confira as outras matérias no portal da SOB (Saúde Ocupacional Brasil).
Por Manoela Campos