Com uma rotina cada vez mais agitada, hoje em dia a maioria das pessoas tem pouco tempo para cuidar da saúde. Nesse cenário, as clínicas de saúde e segurança do trabalho que utilizam um sistema de agendamento online conseguem se destacar da concorrência ao oferecer uma experiência positiva aos seus pacientes.

Mais do que um diferencial, o agendamento online é um recurso utilizado em diversos locais, pois ajuda a oferecer maior praticidade aos pacientes, reduzir custos e otimizar o tempo dos colaboradores.

Esses sistemas podem funcionar com o atendimento humano via chat no site ou nas redes sociais, por um aplicativo que mostra a agenda do profissional ou por meio de um assistente virtual integrado ao sistema ERP de gestão da clínica.

Os assistentes virtuais são robôs, também chamados de chatbots, com inteligência artificial que possibilita o atendimento aos pacientes, realizando uma série de funções como agendamento de consultas, emissão de laudos, atualização cadastral, respostas a dúvidas frequentes, entre outros.

Confira as principais vantagens de utilizar um sistema de agendamento online:

1- Otimização do tempo dos pacientes e profissionais

Atender ligações telefônicas para marcar e desmarcar consultas costuma tomar grande parte do dia de trabalho das secretárias e profissionais responsáveis pelo agendamento.

Dependendo do tamanho da clínica de segurança do trabalho, esse tempo poderia ser usado para atividades mais estratégicas, como o atendimento aos pacientes que estão esperando para serem atendidos, por exemplo.

Os pacientes também estão cada vez mais acostumados a resolver tudo pelo celular e muitas pessoas não gostam (ou não têm tempo) de ligar para a clínica a fim de marcar um horário.

Com um sistema eficiente, os pacientes têm acesso à agenda atualizada dos profissionais e podem escolher o horário que melhor se encaixa na sua rotina.

Já as secretárias e atendentes poderão automatizar processos e terão mais tempo para realizar outras tarefas do dia a dia, como dar suporte aos pacientes que estão presentes no local.

2 – Diminuição de faltas nas consultas

Um dos problemas mais comuns na gestão de clínicas e laboratórios é o alto índice de faltas, dificultando o trabalho dos profissionais e prejudicando o atendimento dos pacientes.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas esquecem de ligar para desmarcar a consulta, por isso é importante oferecer opções de lembrete e formas de facilitar o processo de cancelamento.

O agendamento online permite que o paciente desmarque sua própria consulta se ele não puder comparecer ao horário definido.

Com isso, a agenda terá horários disponíveis para outros pacientes que irão comparecer à consulta, reduzindo a taxa de faltas e otimizando a rotina da clínica.

3 – Flexibilidade no agendamento

Muitas vezes, as pessoas não têm tempo de agendar uma consulta no horário comercial ou não podem fazer uma ligação em determinada parte do dia.

Assim, com um software eficiente de agendamento de consultas, você oferece a possibilidade dos pacientes agendarem consultas com urgência, seja pelo celular ou computador.

Essa flexibilidade melhora a qualidade dos atendimentos e ajuda a conquistar novos clientes que priorizam a facilidade no seu dia a dia.

4 – Redução da fila de espera

A demora em ser atendido em uma clínica é um dos principais motivos que levam os pacientes a desistirem do agendamento e procurarem a concorrência.

Além da dificuldade em ligar para o local e conseguir falar com uma secretária, muitas vezes o paciente tem dificuldade em encontrar um horário de acordo com a sua rotina, levando-o a uma longa fila de espera.

Com a tecnologia, os pacientes têm completa autonomia para navegar pela agenda dos profissionais, selecionar o horário mais adequado às suas necessidades e tirar dúvidas com um atendente, se necessário.

Esta vantagem também se reflete no dia a dia da clínica, tornando o atendimento mais ágil e qualificado.

5 – Integração ao sistema de gestão

Com um sistema de gestão integrado ao agendamento online, é possível reunir em apenas um local diversas ferramentas, como envio de documentos, atualização cadastral, gestão financeira, gestão administrativa e muito mais.

Com todas essas informações centralizadas, o gestor pode organizar o faturamento de acordo com o número de pacientes, entender a quantidade necessária de funcionários para o atendimento, entre outras decisões que precisam ser tomadas no dia a dia.

Com a tecnologia, é possível aumentar a eficiência da comunicação interna e externa da clínica, reduzindo erros e falhas humanas.

O Teros 3 é o assistente virtual do SOB que trabalha junto com o Sistema ERP/Financeiro e Plataforma Digital de Processos, integrados ao SOC para facilitar o acesso dos seus clientes aos serviços de saúde e segurança do trabalho.

Com o Teros 3, você otimiza processos como:

  • Agendamento de consultas online;
  • Emissão de laudos;
  • Emissão de kits de atendimento médico;
  • Solicitação de orçamentos;
  • Atualização cadastral;
  • Envio de documentos financeiros;
  • Respostas a dúvidas frequentes;
  • Plataforma de chat para atendentes;
  • E muito mais!

Entre em contato conosco e conheça o Teros 3, a melhor solução para o agendamento online de consultas na sua clínica.