Lidar com obras não é algo fácil. O trabalho exige não só perfeccionismo, mas também muito cuidado, para que o resultado final seja ainda melhor do que o esperado. Para isso, profissionais organizam todo um planejamento focado para que a obra dê certo. Dentro desse planejamento, é colocado também algumas ações que podem garantir e/ou prevenir acidentes de trabalho. No blog de hoje nós daremos três dicas para que você evite acidentes de trabalho na construção civil.

Organização

O primeiro passo é manter a obra organizada. Sabemos que quando o assunto é construção civil, é ‘natural’ ver os espaços sempre desorganizados. Porém manter a organização é fundamental para evitar acidentes, pois é dessa forma que os trabalhadores saberão onde cada equipamento está e onde ele deve ser colocado. Além disso, se um pedaço de madeira estiver jogado no chão e, por algum motivo, um funcionário não enxergá-lo? Isso pode fazer com que a pessoa caia ou, pior, machuque o corpo, caso a madeira tenha algum prego preso. Essa é uma dica simples, mas que pode evitar muitos acidentes.

Equipamentos de Segurança

É imprescindível que todos os funcionários utilizem os equipamentos de segurança. A empresa deve fornecer o Equipamento de Proteção Individual (EPI) para garantir que os trabalhadores não corram riscos. Esses equipamentos variam conforme o trabalho, no caso de obras, geralmente é disponibilizado para o funcionário luvas, óculos de proteção, protetor de ouvido, calçado apropriado, capacete etc. Para saber mais sobre o EPI clique aqui.

Treinamento

Parece óbvio, mas não custa nada relembrar: só contrate profissionais capacitados para fazer o trabalho que você precisa. Além disso, é muito importante que as empresas orientem os trabalhadores através de treinamentos, para que eles saibam não só como fazer o trabalho, mas que também saibam usar corretamente os equipamentos de segurança. Outro ponto importante é que no local de obra tenha um Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, pois assim eles podem fazer uma fiscalização que poderá evitar acidentes.

 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado e que dessa forma você consiga melhorar a segurança dos seus funcionários.