Considerada uma das profissões mais importantes na sociedade, a medicina busca diagnosticar, tratar e curar doenças e demais problemas de saúde das pessoas.

Exigindo dedicação máxima à atividade, os profissionais clínicos doam anos de suas vidas à profissão. Através de muito estudo e análises, os médicos buscam estar sempre atualizados quanto aos avanços de tratamentos e técnicas da medicina moderna.

Com uma ampla área de atuação, esses profissionais podem se especializar em cardiologia, oftalmologia, pediatria, neurologia, medicina do trabalho, preventiva, esportiva, ocupacional e muitas outras.

Na medicina ocupacional, por exemplo, o especialista trabalha em prol da saúde dos colaboradores de uma empresa.

Analisando questões como salubridade e higiene do local de trabalho, situação física e mental da equipe, segurança e condições de trabalho, os médicos do trabalho fazem do ambiente laboral um local mais adequado e estável, proporcionando a comodidade dos colaboradores durante o expediente.

Se tratando de uma profissão tão importante para a manutenção do bem-estar da sociedade, foi estabelecida no Brasil uma data especial como forma de reconhecer a importância desses profissionais e homenageá-los.

Comemorado anualmente em 18 de outubro, o Dia do médico foi criado com base na religião Cristã. Uma vez que, segundo as tradições Católicas, em 18 de outubro é celebrado o Dia de São Lucas, santo padroeiro dos médicos.

O responsável pela estabelecimento do Dia do médico no Brasil foi Eurico Branco Ribeiro, famoso cirurgião paranaense, e devoto da religião católica.

Nós da SOB (Saúde Ocupacional Brasil) reconhecemos a importância dos médicos e felicitamos todos os profissionais de medicina por este dia.

Por Manoela Campos